|
PROGRAMA
Foram realizadas 4 “Estações de Campo”, distribuídas em diversos locais da fazenda, onde foram ministradas demonstrações práticas sobre assuntos do dia a dia do pecuarista, além das já tradicionais Palestras no Auditório, conforme programação.
Também foi realizada a “Mostra do Nelore Igarapé”, com a apresentação da campeã Genética Igarapé, com tourinhos prontos para monta, novilhas prontas para cobertura ou inseminação e matrizes já inseminadas e com prenhez confirmada.
ESTAÇÕES DE CAMPO
Viabilidade Econômica da Ovino-Caprinocultura – Realizada pela Produzir Assessoria (Dr. Kaerton Campelo).
Informações Agronômicas sobre o Plantio da Cana – Realizada pela Bunge Serrana.
Resposta de Gramíneas à Adubação e Manejo – Realizada pela DTA Consultoria (Dr. Wagner Pires).
Novos Tratamentos para Bicheiras em Bovinos – Realizada pela Bayer
PALESTRAS NO AUDITÓRIO
1) Importância da Cana na Suplementação na Seca: Seu Valor Nutricional– Realizada pela Tortuga.
2) Custo na Pecuária de Corte – Realizada pela Alta Genetics (Dr. Fernando de Andrade).
3) IATF – Inseminação a Tempo Fixo – Realizada pela Ourofino Saúde Animal.
PESQUISA
Presentes no “VIX Dia de Campo da Fazenda Igarapé” 708 pessoas, 125 carros, 186 motos e 1 micro ônibus da Faculdade de Veterinária de Terezina/Piauí.
Foram preenchidas 126 fichas, correspondentes a 126 propriedades diferentes.
As propriedades se encontram num raio de 250 km, cobrindo os municípios de Igarapé Grande, Lago da pedra, Poção das Pedras, Pedreiras, Bacabal, Lago dos Rodrigues, São Luis Gonzaga, etc.
ANÁLISE
ÁREA DE PASTAGEM
As propriedades somam uma área aproximada de 36.000 ha, sendo que 67% das propriedades são de até 200 ha.
FORRAGEIRA
A principal forrageira utilizada é a Braquiária, presente em 75% das propriedades (95 propriedades). Com relação aos Panicuns, o Mombaça é muito mais utilizado que o Tanzânia (68 X 21). Em relação às áreas úmidas, o Tangola é o mais utilizado (38 propriedades).
FORMAÇÃO DE PASTOS
79 propriedades (66%) irão formar pasto este ano, num total de, aproximadamente, 4.925 ha, MERCADO PROMISSOR, PORTANTO, PARA A VENDA DE INSUMOS E SEMENTES.
84 propriedades pretendem comprar sementes este ano. Destas 84, 53 comprarão sementes de Mombaça (63%) enquanto 44 propriedades (52%) comprarão Braquiária.
CERCA
94 propriedades utilizam arame farpado, enquanto 24 utilizam os dois tipos de arame e apenas 8 propriedades utilizam somente o arame liso.
ROÇO ANUAL
115 propriedades fazem roço anual, 107 fazem roço manual, enquanto 7 fazem os dois e apenas 5 fazem com herbicida.
O herbicida mais utilizado é o Tordon (46 propriedades), seguido do Plenum (6 propriedades) e do Garlon (6 propriedades).
REBANHO
No mercado da região verifica-se um equilíbrio entre as propriedades que exploram gado de leite e os de corte (62 propriedades só corte, 49 só de leite e 26 de gado misto).
RAÇA PREDOMINANTE
Muitas propriedades fazem exploração mista, utilizando gado de corte (Anelorado - 51%) e de leite (Girolando - 36%). Muitas (24%) ainda utilizam o gado mestiço, demonstrando a existência de um MERCADO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO.
NÚMERO DE CABEÇAS
As propriedades apresentam um rebanho de, aproximadamente, 33. 000 cabeças, sendo que 87% das propriedades possuem até 500 cabeças.
VACINAS
122 propriedades (97%) vacinam contra aftosa e a imensa maioria contra raiva (118 propriedades) e botulismo (96 propriedades), caracterizando um MERCADO JÁ CONSOLIDADO DE VACINAS E MEDICAMENTOS.
INSEMINAÇÃO
Apenas 20 propriedades utilizam inseminação artificial, O QUE CARACTERIZA UM ENORME POTENCIAL A SER EXPLORADO.
Das 103 propriedades que não inseminam, 75 propriedades (73%) possuem interesse em fazê-lo.
SAL MINERAL
116 propriedades, utilizam sal mineral sendo que 71 misturam na fazenda (61%) e 53 compram pronto (46%) .
A marca de sal mais utilizada é a Tortuga (78 propriedades: 61%), sendo que 89 propriedades (74%) utilizam o mesmo sal para todo o rebanho, sem distinção de categoria animal. |
|