Eventos
   
 

V Dia de Campo 2005

Compareceram ao “ V Dia de Campo da Fazenda Igarapé”, em 20 de agosto de 2005, 420 pessoas, contadas através contador mecânico.

 

 

PROGRAMA
A programação do “V Dia de Campo da Fazenda Igarapé” constou das palestras técnicas abaixo, seguidos da apresentação do rebanho e almoço de confraternização.

PALESTRAS:

  1. Dr. Jales Abrão Junior – Veterinário – Tortuga
    Manejo Nutricional para Aumento de Produtividade
  2. Dr. Rodrigo Carneiro de Albuquerque – Dow Agrosciences
    Controle de Plantas Invasoras em Pastagens
  3. Dr. Cosme Otoni Chagas – Veterinário – Pec Sêmen
    Uma experiência: Inseminação a Tempo Fixo
  4. Dr. Wagner Pires – Agrônomo – DTA Consultoria
    Fazenda Igarapé – Desafios 2002 / 2003 / 2004

PESQUISA
Na entrada das Palestras foram preenchidas 91 fichas, relativas a 91 propriedades diferentes presentes ao encontro.
As fazendas se encontram num raio de 250 km, cobrindo os municípios de Igarapé Grande, Lago da Pedra, Poção de Pedras, Pedreiras, Bacabal, Lago dos Rodrigues, São Luiz Gonzada, etc...

ANÁLISE:
Tabuladas as informações contidas nas 91 fichas, foram apuradas as seguintes informações:

ÁREA DE PASTAGEM - As propriedades somam uma área aproximada de 30.000 ha., sendo que a maioria se constitui de áreas de até 500 ha.

FORRAGEIRA - A principal forrageira utilizada é a braquária, presente em quase todas as propriedades (81 propriedades). Também é utilizado o Andropogon (29 propriedades). Com relação aos panicuns o Mombaça é mais utilizado que a Tanzânia (19 propriedades x 17). 
Em relação às áreas úmidas, o Tangola , um híbrido de capim angola e “tanner grass”, é o mais utilizado (35 propriedades).

FORMAÇÃO DE PASTOS - 65 propriedades irão formar novos pastos este ano, num total de, aproximadamente, 3.500 ha., mercado promissor, portanto, para venda de insumos e sementes.

REBANHO - Na região, verifica-se a predominância de gado de corte (42 propriedades só corte, 31 propriedades gado misto).

RAÇA PREDOMINANTE - 55 propriedades utilizam o gado anelorado.

NÚMERO DE CABEÇAS - As propriedades apresentam um rebanho de, aproximada-mente, 20.000 cabeças, com predominância de propriedades até 500 cabeças (25 até 100, 17 de 100 a 200, 30 de 200 a 500).

VACINAS - A totalidade das propriedades vacina contra aftosa e a imensa maioria contra raiva (87 propriedades), e botulismo (80).

INSEMINAÇÃO - Apenas 20 propriedades utilizam a inseminação artificial, o que caracte-riza um enorme potencial a ser explorado.

INTERESSE EM INSEMINAR - Das 71 propriedades que não inseminam, 57 teriam interesse em fazê-lo.

CARGO NA FAZENDA - A presença no “Dia de Campo” foi altamente qualificada, pois participaram 86 proprietários.

ESCOLARIDADE - É elevada a escolaridade da administração das fazendas presentes ao “Dia de Campo”, pois 41 das propriedades possuem administradores com curso do 2º grau e 29 com o curso superior.