Rebanho

Caracteristicas

  • Bovinos de corte
  • Bovinos Registrados
  • Ovinos e Caprinos
  • Equinos
  • Muares

1. Bovino de corte

1 – Reprodução do Rebanho Comercial

Estação de Monta
A Estação de Monta da Fazenda Igarapé, dependendo das condições climáticas, compreende aproximadamente 105 dias, dependendo das condições climáticas, iniciando-se por volta de 15 de janeiro e terminando em 30 de abril. As novilhas são submetidas a uma estação de monta diferenciada, iniciando-se 15 dias após a das multíparas e primíparas, sendo que para aumentar a pressão de seleção, a estação de monta das novilhas é de 90 dias.
Todas as vacas que não apresentarem prenhez ao final da estação são descartadas.
 
2 – Inseminação Artificial
Aproximadamente 90% do rebanho comercial é inseminado através da Inseminação a Tempo Fixo (IATF). Utilizamos sêmen de touros Nelore com DEPS comprovadas para nossas melhores matrizes. O sêmen de touros Pardo Suíço Corte e Red Angus é utilizado para o Cruzamento Industrial, e o de Brahman para o Tri Cross Terminal. As vacas que não emprenham após a utilização de duas rodadas de IATF são submetidas à monta natural com touros Nelore PO até o final da estação.

3 – Monta Natural
São utilizados exclusivamente touros Nelore produzidos na própria fazenda, aprovados através exame andrológico, na proporção de 01 touro para cada 30 vacas.

2. Bovinos Registrados A base genética de nosso rebanho registrado provem da compra de vacas e embriões das melhores linhagens do Nelore, sempre pertencendo às famílias de matrizes base do rebanho brasileiro e de campeãs das mais importantes exposições.

Reprodução do Rebanho Nelore PO Registrados
Os acasalamentos são realizados individualmente a partir da observação das características de cada matriz, utilizando-se touros líderes dos diversos rankings e sumários. São usadas as mais modernas técnicas de melhoramento genético como a Inseminação Artificial (IA), Transferências de Embriões (TE) e Fertilização in Vitro (FIV).

3. Ovinos e Caprinos

A Fazenda Igarapé possui um pequeno rebanho altamente selecionado de caprinos das raças Anglo Nubiano e ovinos da raça Sta. Inês, para venda de matrizes e reprodutores. São utilizadas técnicas de Inseminação Artificial e Transferência de Embriões.

4. Equinos

A Fazenda possui tropa de equinos das raças Quarto de Milha e Mangalarga Marchador, produzindo animais registrados e para trabalho de campo.
A tropa Quarto de Milha, voltada para produzir animais da linhagem de vaquejada, tem como garanhão chefe “Mr. Eternal HBM”, que é filho de Eternal Lad SLN, por sua vez, filho e herdeiro da lenda Eternally Fred, o mais importante garanhão de vaquejada do Nordeste.

Eternal Lad SLN está, hoje, colocado como o segundo garanhão do ranking de vaquejada, perdendo o primeiro posto apenas para outra lenda: Don Diego Bars.
Além de nossos garanhões, temos utilizado frequentemente a inseminação por outros famosos campeões de vaquejada como Eternaly Fred Too, Dom Roxão, Holland Jeck, Freckless Baldy e Freckless Prescription.
A tropa Mangalarga Marchador, por sua vez, tem como um dos garanhões chefe o Trovão da Ogar, animal fechado na seminal linhagem JB, irmão inteiro de Sinistro da Ogar, vencedor de todas exposições do Nordeste, sendo, também, filho de Damasco da Ogar em Fogueira JB, uma das mais importantes éguas do Brasil.
Para complementar o trabalho de reprodução utilizamos o garanhão Tríplice Solar, filho do extraordinário Campeão Nacional Gaiteiro do Porto Azul em égua filha do também campeão nacional Herdeiro do Porto Azul, sendo portanto um in-breeding fechado no fabuloso Herdade Capricho.  

5. Muares

A tropa de muares da Fazenda Igarapé é famosa em todo Maranhão, com mulas produto de jumento Pêga em éguas Quarto de Milha, mais velozes e mais leves, ou em éguas Mangalarga Marchador, mais cômodas e confortáveis.
Nosso padreador chefe é o jumento Pega Apolo da Lagoa Dourada, oriundo do mais tradicional criatório do Brasil, o Lagoa Dourada, do Sr. Vicente Rezende, berço da raça Pega.
Toda as nossas mulas são domadas através da Doma Racional, sem estresse ou violência, tornando-se animais mansos e confiáveis.